Projetar para o digital - quão difícil pode ser?

Projetar para o digital - quão difícil pode ser?
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por Jeroen Van Bauwel

Por que é tão importante para designers criativos entender os requisitos exclusivos de design para impressão digital?

Como acertar desde a fase de design pode ajudar a evitar revisões desnecessárias e atrasos antes do início da impressão.

Por Jeroen Van Bauwel (Diretor de Design de Soluções da Xeikon) e Eduard Vidra (Gerente de Negócios da Litograf)

 

A Litograf tem um histórico impressionante com suas impressoras Xeikon e a abordagem híbrida que adota para a impressão digital. Seus rótulos de colágeno multicamada oferecem um acabamento múltiplo e provaram ser populares nas redes sociais graças a parcerias bem-sucedidas com influenciadores de mídia social no Instagram. Quando Eduard Vidra se apresentou no Panthers days, ele mencionou algo que realmente chamou minha atenção - que a Litograf frequentemente tinha que recorrer aos designers para garantir que seus designs fossem criados adequadamente e otimizados para impressão dos rótulos. O que me fez pensar: “O que os designers devem saber antes de projetar algo para impressão digital?” Pedi a Eduard para compartilhar algumas dicas importantes e criativas ao trabalhar neste espaço, para que todos possamos economizar algum tempo de idas e vindas.

1. Fale primeiro com seu produtor

O processo de criação de um rótulo de produto deve sempre começar com uma conversa com o próprio produtor do rótulo. Esse resumo inicial e quaisquer esclarecimentos que se seguem são de vital importância para estabelecer os principais objetivos de qualquer projeto. Alguns designers podem sair do 'brief', o que pode ser um gasto caro se forem necessárias várias revisões, mas o maior problema é garantir que os visuais que estão em desenvolvimento sejam adequados para a configuração de impressão e quaisquer materiais selecionados. Combinar sonhos e expectativas com realidades de execução é essencial antes de iniciar qualquer projeto de design.

O que você precisa discutir com sua impressora?

A. Orçamento, custo e valor

Não estamos falando apenas do orçamento de design e dos custos de impressão aqui, mas do valor monetário geral que esse produto representa. É um produto premium com margem alta ou algo mais econômico? A complexidade do design de um rótulo e os enfeites de impressão terão um impacto profundo em seu custo geral, portanto, planejar com antecedência garante que você não seja prejudicado mais adiante. Mas se você alinhar todos os elementos de antemão, acabará com um rótulo que atende a todas as expectativas e a todas as realidades monetárias.

B. Qual kit de ferramentas existe para trabalhar?

Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar a enriquecer o design e a funcionalidade de um rótulos sem afetar negativamente o custo. Muitos deles já fazem parte do processo de impressão digital, como adicionar elementos variáveis (numeração, códigos de barras, etc.), elementos de design mais profundos (como a funcionalidade VariOne), cores especiais (como cores exatas) ou introduzir recursos de segurança, rastrear e muito mais. Perguntar antecipadamente ao impressor o que eles imprimem e quais recursos de impressão digital estão disponíveis ajudará qualquer profissional visual a manter o fluxo criativo. Parece caro na prateleira, mas não está impresso.

C. Estamos priorizando forma ou função ou indo para ambos?

Quando um rótulo ou embalagem chega à loja, ela tem um objetivo simples: chamar a atenção do cliente. Esta é a última oportunidade do proprietário da marca para convencer o cliente de que vale a pena comprar este produto, por isso queremos que eles vejam um design que os leve a comprá-lo para saber mais. Isso aumenta muito a chance do referido cliente fazer uma compra.

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Aqui está um exemplo de como um designer pode usar um desenho eficaz que evita enfeites extras e cria um design simples, mas atraente. Os pássaros neste rótulo de vinho - e a bolha, que contém alguns pequenos fatos interessantes - foram impressos com qualidade fotográfica usando uma impressora de toner Xeikon CX300 . Este exemplo mostra quanta vibração e detalhes podem ser alcançados quando um designer produz algo pensando na impressão digital.

 

D. Qual é o efeito que eles buscam?

Quando se trata de produtos premium, você deseja obter um aha-erlebnis (efeito eureca) imediato e de nível seguinte. Substratos e enfeites de alta qualidade serão essenciais para dar ao produto:

 

  • - Credibilidade
  • - Uma aparência premium (e/ou sensação)
  • - Valor agregado de vendas
  • - Maior valor de aquisição/retenção de clientes

Produtos premium criados com cuidado total serão percebidos como produtos de alta qualidade. Com o preço a combinar, nada menos, então não tenha medo de explorar opções especiais de corte, estampagem a quente ou a frio, verniz tátil, cúpula, relevo e - por que não - estampagem iso foil a quente ou a frio. O rótulo valida o conteúdo da garrafa. Nesse caso, seus € 40 pelo vinho em garrafa proporcionam uma experiência de mesa inestimável. Esta é uma garrafa que você terá prazer em apresentar a qualquer empresa.

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2. Conheça a marca para a qual você está projetando

A consistência é fundamental, especialmente quando você está projetando para marcas que gastam muitos recursos em como seus produtos são posicionados em diferentes mercados. As diretrizes da marca precisam ser respeitadas, mas você ainda precisa encontrar maneiras inovadoras de fazer com que os produtos se destaquem na prateleira.

Não cometa erros. A era do rótulo insípido e esquecível está chegando ao fim, mas com isso vêm as margens mais altas e a pressão para atender às expectativas do cliente. As marcas vão querer ver os enfeites cosméticos e estéticos refletidos em toda a sua produção. Se os designers projetarem de acordo com o estilo e o orçamento da marca, eles poderão vender o processo de impressão e os custos antes mesmo de serem apresentados à gráfica. A impressão fará jus ao design, com enfeites transmitindo a aparência exata que a marca deseja.

3. Tenha sempre em mente o quadro geral

Se você é um designer baseado em intenção, sabe que incorporar processos inteligentes e inovações como parte do processo de design é vital para criar um processo dinâmico de criação, impressão e vendas. Muitos conversores de rótulos estão efetivamente rebaixando o design do rótulo, uma vez que ele passa para multicamadas para economizar custos. E embora isso torne o processo de impressão mais fácil, acaba produzindo um produto muito menos interessante, impactando todo o resultado de marketing e vendas.

Você pode precisar convencer o proprietário da marca a optar por deixar a folha fria, o doming (gota de resina) ou o verniz tático na versão multicamadas do rótulo, se o orçamento permitir e se sua impressora tiver um processo de impressão que atenda a essas solicitações.

Não tenha medo de defender sua posição, declarar sua experiência e elaborar o processo. Você é um elo inestimável na corrente para todos. Do início ao fim.

 

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Tags: Impressoras Aplicações Gráfica Rótulos

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