Gráfica investe em embalagens personalizadas de papel biodegradável para delivery
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Após perceber que a digitalização derrubava a procura por impressão, empreendedores resolveram fazer uma adaptação no negócio e focaram no mercado para pequenas empresas.
(PEGN - 10/09/2023 - Marcelo Baccarini)
Nada mais frustrante para quem pede comida do que receber um prato frio, desarrumado, diferente do que é servido em um restaurante. Com delivery de comida em alta, empresários capricham na embalagem para fidelizar clientes. Já tem fornecedor pronto para atender essa demanda.
Thiago ao lado do pai Antônio, proprietários da Food Box Embalagens
O Thiago e o pai Antônio tem a gráfica desde 1974. Mas na última década o avanço da digitalização provocou uma crise no setor e acionou um mecanismo que o economista austríaco Joseph Schumpeter chamou de destruição criativa. Na descrição criativa velhos produtos ou modelos de negócios são destruídos e criados novos, como o carro que substituiu a carroça, ou a lâmpada no lugar da vela. Quem se reinventa fica no mercado!
Foi o que o Thiago fez em 2014. Ele percebeu que a digitalização derrubava a procura por impressão, mas ao mesmo tempo a demanda por entregas em casa aumentava. Ele então, adaptou a gráfica, comprou equipamentos chineses e passou a produzir embalagens especiais para delivery de alimentos.
Thiago Garrido, diretor da Food Box Embalagens comenta: "O delivery é uma operação que hoje está muito consolidada, mas lá atrás era algo muito difícil ainda para as pessoas entenderem. E surgiram empresas com aplicativos e incentivos, e nós já estamos preparados para atender esse mercado".
Fala Thiago Ramos, consultor de embalagens para alimentos: "O Delivery tem uma particularidade, porque quando a gente sai dos restaurantes e vai para dentro de casa, não temos controle, como a iluminação, mobiliário, com as mesas, os talheres, então o empresário da alimentação, que envia um alimento para residência de alguém, o que ele tem de controle? A embalagem!"
Thiago faz embalagens personalizadas de papel biodegradável e em quantidades menores. 90% dos clientes dele são pequenas empresas como a doceria da Ariane Hilla.
Ariane Hilla, empresária da confeitaria Hilla Doces comenta: "Eles conseguiram me atender em questão da personalização e principalmente adequar o projeto a minha realidade para o formato dos meus doces. Enviava os modelos e eles conseguiam fazer do jeitinho que eu queria para ser um transporte seguro, e uma boa experiência ao meu cliente".
Embalagens seguras para o transporte.
O primeiro objetivo da embalagem delivery é manter a integridade do produto no transporte. Você já pensou que acontece com uma torta na garupa de uma moto: arranque, subida, solavanco, vira para o lado, vira pro outro, descida - e a embalagem do Thiago fica intacta.
Thiago ao lado da formadora de embalagens biodegradáveis para alimentos PACKFOOD
Thiago Garrido, comenta: "Nós temos aqui um produto diferenciado no mercado que é embalagem totalmente selada, película de proteção interna. Podemos utilizar aqui nessa embalagem divisões. Dá para ir líquido, molhos, ela não vaza!"
"Podemos utilizar aqui nessa embalagem divisões. Dá para ir líquido, molhos, ela não vaza!"
Ariane, relata: "O principal quando fomos desenvolver as embalagens foi a questão de segurança do transporte, e também o alimento não pegar cheiro nem modificar nada. Então focamos nisto. Depois que a gente chegou numa embalagem segura para o cliente receber o produto inteiro, pensamos na estética e em outros quesitos".
A embalagem é uma propaganda boa e barata você só precisa saber usar:
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Frases Curtas: Use frases curtas e de impacto.
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Cores: Use cores que transmitam a mensagem que você quer passar.
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Redes Sociais, Site e QR Code: Aproveite para fazer referências as redes sociais ao site da empresa, e inclua QR Code para mostrar mais conteúdos da marca.
Parque gráfico da Food Box Embalagens
O consultor Thiago Ramos comenta: "Hoje o cliente pode comer um hambúrguer, e amanhã um outro produto daquela empresa, então é importante ligar com o site e redes sociais para que a pessoa crie uma conexão e talvez uma segunda compra posteriormente."
Para quem está começando o custo da embalagem deve ser em torno de 5% do preço do produto.
Você também deve indicar a validade do produto. Para quem está começando o ideal é que o custo da embalagem fica em torno de 5% do preço do produto. Hoje o serviço de entrega representa 60% do faturamento da doceria.
Ariane comenta: "Antigamente ter uma embalagem personalizada era um plus, hoje em dia é uma obrigação. Vamos dizer assim, porque você se diferencia no mercado? A embalagem grava a marca na memória do cliente, então fixa sua marca sempre em todos os detalhes".
E não se esqueça, a sua embalagem estará sobre a avaliação de quem tem a palavra final, o consumidor.
Conheça a linha de máquinas para embalagens de alimentos e copos biodegradáveis, clique aqui!
Embalagem personalizada para um transporte seguro
Marcelo Baccarini da PEGN
Assista a reportagem na íntegra, clique aqui!
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