Etiquetas RFID ajudam a Centauro controlar toda sua cadeia de suprimentos

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A companhia varejista de artigos esportivos Centauro implantou a solução baseada na tecnologia RFID nos seus processos logísticos e gestão do estoque em todos os CDs e em mais de 211 lojas
Com o objetivo inicial de melhorar a confiabilidade e a visibilidade de seu inventário e aprimorar sua estratégia de comunicação e atendimento mantendo uma padronização nos pontos de contato com o consumidor (omnichannel), a Centauro, do Grupo SBF, implantou este no projeto que faz o gerenciamento de cadeia de suprimentos com base na tecnologia RFID.
Sérgio Silva Jardim Filho - Gerente de Serviços e Perdas Centauro
“Não nos vemos mais como dois canais: físico e digital. Omnichannel já faz parte da cultura Centauro. Somos uma empresa única e queremos que os clientes vejam isso", Afirma Sérgio Silva Jardim Filho, gerente executivo de crescimento do Grupo SBF.
A solução apresenta recursos como a contagem de ciclo móvel, recebimento, pesquisa e escolha. Assim, a companhia passou a ter visibilidade dos itens em tempo real em todo o ciclo de vida do produto, alcançando 99,9% de precisão de estoque. Em média, a varejista gerencia o ciclo de vida de mais de 40 milhões de itens por ano.
As suas soluções RFID são projetadas em torno da ideia de que qualquer produto em uma cadeia de suprimentos pode ser serializado com uma identidade digital exclusiva, permitindo a visibilidade total do ciclo de vida do produto.
Com o monitoramento e rastreamento (track-and-trace) desde a origem e fabricação até os centros de distribuição, lojas e, às vezes, até mesmo após a venda, é possível saber onde os itens estão, de onde vêm, por qual processo de negócios eles passaram e para onde devem ir em seguida.
Cada vez que o status de um item muda, os dados do evento são coletados, transmitidos e processados ao longo de um modelo de dados de ciclo de vida exclusivo, permitindo que os colaboradores saibam, em tempo real, o status e o histórico de qualquer item.
Antes o inventário de uma loja levava 8 horas para ser feito, agora pode ser identificado em apenas 1 hora e meia. Com a tecnologia RFID é possível receber os produtos e conferir em 5 minutos. Todas as lojas recebem várias entregas durante o dia, este mesmo processo levava 3 horas e onerava muito o tempo dos colaboradores. A tecnologia também veio facilitar a busca dos produtos dentro das lojas, sem a necessidade de identificação visual, e de forma rápida, o sistema guia e leva o colaborador até o produto.
A Centauro foi criada em 1981 e tem sede em São Paulo. A empresa conta com 8 mil funcionários, presença regional com mais de 211 lojas de varejo, e-commerce e múltiplos centros de distribuição.
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